Se sua ambição é atrair novos visitantes ou fazer mais vendas, implementando um SEO a estratégia é necessária para seu website.
Isto é especialmente verdade quando o senhor considera que 75 % dos internautas nunca passam da primeira página dos motores de busca ou que os motores de busca geram 300 % mais tráfego para os sites do que para as redes sociais.
Mas, além da implementação de qualquer estratégia de otimização, a verdadeira dor de cabeça está no monitoramento e avaliação dessa estratégia
De fato, qual seria o objetivo de realizar ações se o senhor não tem a possibilidade de acompanhar os impactos delas?
Essa questão não é mais importante, pois há uma multiplicidade de indicadores-chave de desempenho (KPIs) que o ajudarão a avaliar a eficácia das medidas que o senhor tomar para otimizar seu site para os motores de busca.
É precisamente sobre esses indicadores que vou falar neste artigo, e não me esquecerei de falar sobre os instrumentos que permitirão ao senhor medi-los e de mencionar as boas práticas que lhes dizem respeito.
Capítulo 1: O que é um KPI da SEO?
Neste primeiro capítulo, explico o que se entende por KPIs de SEO e por que é importante usá-los.
1.1) Como definir um KPI?
Os KPIs (Key Performance Indicators) referem-se a indicadores-chave de desempenho. Trata-se de um conjunto de elementos quantificáveis e mensuráveis, cujo papel é fornecer ao senhor dados que lhe permitirão
- Analisar ou avaliar uma estratégia;
- Identificar os pontos fortes e fracos dessa estratégia;
- E de tomar decisões para melhorar a estratégia.
No campo das referências na Internet ou SEO, é um conjunto de fatores que ajudam o senhor a medir o desempenho de suas ações
Em outras palavras, esses indicadores lhe permitirão saber se sua técnica de otimização do mecanismo de busca é eficaz ou não
Se SEO se refere a ações tomadas para melhorar a visibilidade, o desempenho de SEO se refere ao alto grau de realização dessas diferentes tarefas. E é esse grau de realização que o senhor acompanha com os KPIs.
1.2. Por que é importante usar os KPIs para sua SEO?
Como já lhe lembrei, os KPIs da SEO lhe permitem julgar a eficácia ou não de uma estratégia de otimização do website
Em termos concretos, esses são os elementos de análise que são colocados em prática para fornecer informações sobre o desempenho das diversas ações que são implementadas para otimizar um website
Como resultado disso, e graças à exploração dos dados que o senhor poderá coletar, poderá saber se os resultados obtidos estão de acordo com os objetivos que o senhor definiu anteriormente.
Da mesma forma, os indicadores-chave de desempenho fornecem ao senhor informações e dados que lhe permitirão monitorar não apenas as diferentes ações de sua estratégia de SEO, mas também ser informado sobre cada uma dessas ações durante todo o processo de otimização
Isso permitirá ao senhor compreender e agir rapidamente para remediar, por exemplo, os problemas que estão bloqueando seu site de aparecer nos resultados da busca.
Em vista das vantagens que acabo de enumerar com relação ao uso dos KPIs da SEO, é evidente que não usá-los não beneficiará de maneira alguma o senhor.
Na verdade, quando o senhor não usa os KPIs da SEO :
- O senhor não tem mais nenhum ponto de referência para a otimização de seu site;
- O senhor não sabe se sua estratégia de otimização está funcionando ou não;
- O senhor não pode mais identificar as razões pelas quais não está atingindo as metas que fixou.
Em suma, quando o senhor não usa os KPIs, está navegando às cegas e, como sabe, navegar às cegas levará, mais cedo ou mais tarde, ao seu declínio digital.
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Agora que o senhor sabe o que é um KPI e por que é importante usá-lo, deixe-me ensiná-lo a escolher um bom KPI da SEO.
1.3. Como escolher um bom KPI?
Antes de vermos como escolher um KPI, vamos primeiro descobrir as características de um bom KPI.
1.2.1. As características de um bom KPI
Um bom KPI da SEO deve ter certas características. O bom KPI deve ser :
- Claro: Defina seu KPI de tal maneira que ele não admita insinuações. Ou seja, é facilmente compreensível. Isso permitirá que o senhor recolha dados precisos. Porque um KPI que não é claro pode levar a interpretações errôneas ou exploração.
- Relevante O KPI que o senhor vai tentar definir deve se basear em um bom raciocínio. O senhor deve poder ligá-lo a um objetivo ou compará-lo com elementos de sua estratégia
- Acionável o KPI que o senhor escolher deve corresponder a um elemento de sua estratégia de SEO sobre o qual o senhor possa facilmente agir. Por exemplo, quando os dados coletados através dos KPIs dizem ao senhor que sua estratégia não está funcionando corretamente, ele deve ser capaz de dizer claramente onde está o problema.
- Controláveis O KPI deve se relacionar com coisas que o senhor tem a capacidade de monitorar ou influenciar.
Então :
1.2.2. Como escolher um bom KPI?
Saber que características um KPI deve ter não é necessariamente suficiente para escolher bons KPIs
Antes de escolher um KPI, o senhor deve, antes de tudo, fazer a si mesmo certas perguntas, mas também :
- Defina seus objetivos Da mesma maneira que sua estratégia de SEO é orientada, entre outras coisas, pelo aumento da visibilidade de seu site, seus KPIs devem ser associados a um objetivo. Por exemplo, se o senhor gostaria que os visitantes passassem muito tempo em seu website, precisaria escolher um KPI que lhe permitisse medir a realização desse objetivo.
- Leve em conta a estrutura de seu site É também importante lembrar que a escolha do KPI dependerá da estrutura de seu site. Se seu site tem apenas uma página, o senhor não precisará definir um objetivo centrado no taxa de retorno por exemplo. Por outro lado, se for um site de comércio eletrônico ou um site com várias páginas, a taxa de retorno pode ser útil.
- Escolha KPIs úteis e evite ter muitos deles Antes de definir um KPI para sua estratégia, o senhor deve verificar se ele é necessário para a realização de seus objetivos. O senhor não deve, portanto, escolher qualquer indicador.
Além disso, o senhor deve limitar o número de indicadores. Demasiados indicadores podem levar a um grande volume de dados que será difícil de analisar.
Ainda sobre a questão do número de KPIs, staceybarr recomenda ao senhor que defina três objetivos prioritários e associe a cada um deles, no máximo, três KPIs
Agora que o senhor sabe tudo sobre os KPIs da SEO, aqui estão alguns exemplos de KPIs da SEO.
Capítulo 2: Como medir os diferentes tipos de KPIs da SEO?
Neste capítulo, vejo os diferentes KPIs da SEO e as diferentes maneiras pelas quais eles devem ser medidos.
2.1. Os diferentes tipos de KPIs para SEO
As diferentes etapas de uma estratégia de otimização dos motores de busca podem ser comparadas às principais ações empreendidas no contexto do estabelecimento de um túnel de venda
Assim, posso classificar a maioria dos KPIs da SEO seguindo o modelo do funil de vendas. De acordo com essa idéia, o senhor tem
SEO KPIs para a audiência de seu site: Esses são os indicadores-chave de desempenho que permitem ao senhor coletar dados sobre a audiência de seu site
Nesta categoria, o senhor tem, por exemplo
- Fontes de tráfego;
- Acompanhamento do posicionamento de sua SEO;
- Taxa de click-through orgânica;
- Etc.
SEO KPIs para engajamento: Esses KPIs da SEO permitem ao senhor medir o desempenho de suas chamadas à ação. Os KPIs da SEO para engajamento são, entre outros
- Taxa de ressalto;
- Número de páginas vistas;
- Duração média da sessão;
- Taxa de saída de página;
- Profundidade do pergaminho;
- Etc.
SEO KPIs para aquisição: Os KPIs de aquisição permitem ao senhor coletar dados sobre os usuários da web que tenham completado as ações que espera que eles tomem. Os KPIs que se enquadram nesta categoria são :
- Taxa de conversão;
- Leads gerados;
- Etc.
SEO KPIs para conversão: Os KPIs que se enquadram nessa categoria permitem ao senhor medir se os esforços feitos para atingir um determinado objetivo estão dando frutos. Entre esses KPIs, o senhor tem :
- ROI para SEO;
- Crescimento;
- Etc.
Vejamos como o senhor pode medi-los:
2.2 Como medir os diferentes KPIs da SEO?
2.2.1. Fontes de tráfego
Este KPI informa o senhor sobre a origem dos visitantes de seu site. Também fornece ao senhor, para cada fonte, a participação percentual do tráfego gerado.
No nível das fontes de tráfego, o senhor pode ter :
- Tráfego direto tráfego direto: Esses são usuários que acessam seu site digitando diretamente o endereço URL em sua barra de navegação;
- Tráfego gerado por motores de busca ou tráfego orgânico que se refere a todos os usuários da Internet que visitaram seu site a partir de um mecanismo de busca. Na verdade são os usuários da Internet que visitaram seu site clicando no link exibido pelos motores de busca (Google, bing, yahoo) nos resultados após uma pesquisa que eles fizeram
- Tráfego dos locais de referência tráfico de sites de referência: Como o nome sugere, esse é o número de usuários que acessaram seu site através de outros sites;
- Tráfico gerado pelas campanhas: Permite ao senhor acompanhar o número de visitas que gerou por meio de publicidade paga, comprando ou não palavras-chave.
Para encontrar fontes de tráfego no Google Analytics :
- Vá para a aba “Aquisição”
- Selecione “All Traffic”
E selecione “canais”.
A análise dos dados das fontes de tráfego permitirá ao senhor comparar as diferentes fontes de tráfego para seu website. Isso permitirá ao senhor determinar o bom desempenho de sua estratégia de SEO e como ela se compara a outras fontes de tráfego.
Com esse indicador chave, o senhor saberá também quantos visitantes está recebendo de sua estratégia de SEO. Portanto, se o número de visitantes for elevado, isso significa que o senhor está aplicando corretamente as recomendações da SEO.
Se o senhor tem pouco tráfego orgânico, isso provavelmente significa que seu site não está bem classificado nos resultados da busca. O senhor deve, portanto, rever sua política de SEO.
O acompanhamento dessa métrica de SEO pode lhe dizer, entre outras coisas, quais links o senhor está recebendo muitos cliques e quais palavras-chave estão conduzindo mais tráfego ao seu site
Para remediar o tráfego regressivo, o senhor pode
- Criar conteúdo que as pessoas procurem;
- Facilitar às pessoas o acesso ao conteúdo antigo de seu website;
- Atualize seu conteúdo;
- Otimize seus artigos para as palavras-chave mais usadas em seu setor.
2.2.3. A taxa de click-through (CTR)
Esse é o indicador que lhe dá a porcentagem de pessoas que clicaram no link de seu site depois de vê-lo nos resultados da busca.
É calculada como a relação entre: (o número de pessoas que clicaram no link de seu site e o número de pessoas que viram sua página nos resultados da busca) * 100
Por exemplo, se 100 pessoas vissem seu site e apenas 3 pessoas clicassem em seu link, a taxa de click-through seria igual a : (3/100) * 100 = 3 %.
O indicador da taxa de cliques permite ao senhor medir a eficácia de um anúncio ou de suas campanhas on-line.
Para encontrar a taxa de click-through, o usuário pode usar as estatísticas geradas por sua conta do Google AdWords ou Console de Busca do Google. O senhor também pode ver esses dados no Google Analytics quando fizer um link entre suas contas do AdWords e do Google Search.
A taxa de click-through pode ser aumentada quando o senhor :
- Usar palavras-chave de qualidade ;
- Escreva metáscaras que chamem a atenção;
- Usar manchetes convincentes títulos;
- Jogue de emoção na construção de seus títulos.
2.2.3. Acompanhamento de sua classificação nos resultados da busca (SERPs)
Uma página da web é classificada por palavras-chave e essa classificação depende do que o algoritmo do Google considera relevante quando uma consulta é feita
A classificação por palavras-chave indica a posição que seu site ocupa nos resultados da busca para uma determinada consulta.
A classificação de seu site é, portanto, determinada com base nas palavras-chave para as quais o senhor escolhe otimizar no conteúdo que cria. Depende também da popularidade e da qualidade de seu conteúdo
Esta classificação muda devido a mais de 200 classificação fatores de classificação:
O senhor pode verificar sua posição nos resultados da busca usando ferramentas tais como Console de Busca do Google. Cada uma dessas ferramentas lhe dá uma visão das palavras-chave para as quais o senhor aparece na SEPR:
Para tirar proveito desse indicador e assim melhorar sua SEO, uma solução seria combiná-lo com o tráfego orgânico.
Será de fato uma questão de ver o tráfego que cada uma de suas palavras-chave gera e de otimizar cada vez mais seu conteúdo para as melhores que lhe trazem mais tráfego e palavras-chave.
2.2.4. Taxa de ressalto
Esse é um indicador de SEO que permite ao senhor saber o número de pessoas que visitaram apenas uma página de seu website. Na realidade, um ressalto é quando chego à sua página e a deixo imediatamente sem visitar nenhuma outra página.
O bounce é contada cada vez que o senhor
- Clique em um link que o leve a um site externo
- Feche a guia de navegação;
- Digite outro URL na barra de endereços;
- O período de sessões expirou;
- Pressione a seta para trás no Navegador.
Esse indicador pode lhe dar informações sobre o quanto as pessoas interessadas estão interessadas no conteúdo que você oferece.
Ele também indica a qualidade de seu site e é prova de que os usuários estão tendo ou não uma boa experiência.
Na verdade, como em muitas áreas, quanto mais interessante e bem construído for seu site, e quanto mais informações o usuário tiver chegado a encontrar, mais tempo ele gastará nele e tentará ver se há algo mais que possa descobrir.
Embora não seja levada em conta pelo Google nos critérios de referência, a taxa de ressalto pode ser usada para avaliar a relevância de um site.
Quando seu site tem um alto índice de ressalto, o senhor precisa tomar providências, pois isso pode significar que seu site tem um problema.
De acordo com wifeo.coma taxa de ressalto aceitável está entre 40% e 60%. Na verdade, se o senhor está abaixo dos 50%, tudo está bem para o senhor, mas quando essa taxa exceder 50%, o senhor deve começar a fazer perguntas a si mesmo
No entanto, é útil saber que essa medida deve ser tomada com um grão de sal, pois varia de acordo com vários parâmetros:
- O alto tempo de carregamento de sua página;
- A publicação de conteúdo que não esteja relacionado com o título do seu artigo ou a meta descrição;
- O fato de que o conteúdo de seu website não tem um real valor agregado para o leitor que se encontra diante de uma publicação inútil, equivocada ou desatualizada;
- Má qualidade e conteúdo mal otimizado: a publicação na rede exige o respeito a certas regras; quando o senhor as desrespeita ou as usa mal, o internauta pode ser desencorajado e interromper sua visita.
- Muita publicidade e pop-ups: bombardear seu site com elementos que às vezes ocupam todo o espaço e impedem o leitor de ler ou navegar no site pode ser embaraçoso para eles. Portanto, mesmo que o senhor tenha o melhor artigo ou produto, eles simplesmente sairão.
O taxa de retorno a taxa de ressalto pode ser causada por uma série de coisas, incluindo
O senhor pode encontrar a taxa de retorno de seu site com o Google Analytics indo a :
- Público => Visão geral ;
- Comportamento => Visão geral;
- Ou Comportamento => Conteúdo => Todas as páginas
A alta taxa de ressalto pode ser reduzida quando o senhor melhorar seu site:
- Adaptar eficazmente seu conteúdo ao seu público alvo;
- Publicação de conteúdo de qualidade respaldada por informações bem detalhadas a partir de artigos de referência;
- Tornando seu conteúdo claro e mais legível
- Evitando o carregamento lento de sua página;
- Otimizando suas janelas pop-ups para que não incomodem seus visitantes.
2.2.5. O tempo médio gasto pelos visitantes em seu website
Isso pode ser definido como o tempo gasto por um visitante entre a abertura e o fechamento de seu site.
O tempo médio é determinado pela relação entre o tempo total gasto por cada visitante no local e o número total de visitas
Por exemplo, se duas pessoas visitassem seu site hoje e passassem 10 e 30 segundos respectivamente, o tempo médio seria igual a :
(10 +30)/2 = 40/2 = 20 segundos
De acordo com databoxa duração média de um local está entre 2 e 3 minutos. Na verdade, apenas 10% dos visitantes chegam a uma duração de visita entre 4 e 5 minutos
O senhor pode verificar a duração média das visitas a seu site no Google Analytics. Basta ir ao auditório ou à sessão de comportamento e escolher uma visão geral.
Dentre as razões que podem reduzir o tempo médio gasto em seu site, posso mencionar :
- O projeto de seu site foi mal feito
- Tempo de carregamento lento de seu site
- Falta de chamadas efetivas à ação.
Essa medida não só permite ao senhor identificar o melhor conteúdo de seu site, mas também estabelecer o conteúdo típico de seu site. O senhor pode então publicar sabendo o que as pessoas vão gostar.
O senhor pode aumentar a quantidade de tempo gasto em seu site até :
- Proporcionar a seus usuários um conteúdo interessante
- Publicação de conteúdos que chamam a atenção (imagens de boa qualidade, vídeo);
- Otimizar o tempo de carregamento das páginas de seu site;
- Optando por uma interface intuitiva, responsiva e de fácil utilização;
- Apresentar o conteúdo de V. Excia. de acordo com as recomendações do rastreio dos olhos.
2.2.6. A taxa de saída de sua página
O indicador da taxa de saída lhe diz quando os usuários deixam sua página
Em contraste com a taxa de retorno, a taxa de saída lhe diz quantas pessoas deixam seu site para procurar a resposta deles em outro lugar. Esta é geralmente a última página que alguém visita antes de sair de um local
Os dados coletados a partir desse indicador permitirão ao senhor melhorar as páginas que têm as taxas de saída mais altas. Para encontrar a taxa de saída de suas páginas com o Google Analytics
- Vá para a guia “comportamento”;
- Escolha “conteúdo do site”;
- E selecione “Páginas de Saída”.
Para melhorar suas taxas de saída, o senhor precisa começar a trabalhar nisso:
- Seu conteúdo;
- A transparência de seu site;
- Navegação ou buscas em seu site;
- Os diferentes processos em seu site (pagamento, forma, etc.).
2.2.7. A taxa de leads gerados
A geração de chumbo é uma técnica que permitirá ao senhor captar a atenção dos visitantes e obter uma maneira de entrar em contato com eles. Em suma, é a estratégia que o senhor colocou em prática para transformar os visitantes em clientes potenciais.
Como medida de sua estratégia de SEO, a geração de leads é a avaliação do desempenho de suas técnicas de geração de leads.
Portanto, se seu site está gerando muitas pistas, isso significa que sua estratégia está funcionando. Se está diminuindo, isso significa que sua estratégia de geração de leads não está funcionando.
Para visualizar os dados para este indicador no Google Analytics, o senhor precisa
Ativar e configurar a ferramenta de metas;
Em um website, a diminuição de leads gerados pode ser devida ao fato de que
- O site não é nada interessante o site não é nada interessante: não se trata apenas de coletar endereços de e-mail das pessoas. Ao criar seu site, o senhor precisa tornar as informações nele contidas interessantes para os leitores, de modo que eles passem mais tempo nele
- Tempo de carregamento do local Se seu local carrega muito lentamente, isso pode ser a causa do fracasso de sua estratégia de geração de chumbo.
- Má identificação do público alvo quando o senhor tem como alvo pessoas que não se encaixam em seu produto, está fadado a falhar em sua estratégia de geração principal. Em outras palavras, a má focalização resultará em muito pouca ou nenhuma geração de chumbo.
Qualquer que seja a causa, é importante saber que as pistas são a chave para o crescimento de seu website (especialmente se o senhor tiver um site de comércio eletrônico e quiser ganhar dinheiro).
O senhor pode, portanto, tentar resolver este problema até :
- Oferecendo algo a seus visitantes em troca do endereço de e-mail deles;
- Fazendo com que seus visitantes permaneçam mais tempo em seu site;
- Otimização de seu site para motores de busca;
- Implementando apelos claros e eficazes à ação
2.2.8. Taxa de conversão
A taxa de conversão é o indicador que permitirá ao senhor avaliar a persuasão de seu website. A conversão pode ser sobre, por exemplo
- Compra ;
- Assinatura de uma lista ou de um formulário
Ela é determinada pela relação entre o número de vendas e o número de visitantes únicos que chegam a seu site
Seu papel é ajudar o senhor a compreender o comportamento dos visitantes de seu site. De acordo com o site convertera taxa de conversão correta depende do setor de atividade em questão:
Mas as informações que o indicador lhe fornecerá podem permitir ao senhor agir sobre certos elementos de sua estratégia
De fato, quando o senhor criou este indicador, obtém informações sobre :
- O comportamento de suas perspectivas;
- A etapa em que eles interrompem o processo conducente à conclusão da ação solicitada
Essas informações poderiam permitir ao senhor otimizar sua estratégia de conversão e aumentar a taxa de conversão, assim como suas receitas
Pode também ajudar o senhor a definir um público alvo de qualidade. Melhor ainda, as informações coletadas podem permitir-lhe aperfeiçoar sua estratégia, porque o senhor saberá exatamente o que deve ser otimizado.
Entretanto, lembre-se que o indicador da taxa de conversão pode ser influenciado por uma série de fatores, incluindo
- O processo de pagamento (para sites de comércio eletrônico);
- A falta de meios para realizar a ação (poucos meios de pagamento propostos, por exemplo, para fazer uma venda);
- Um complicado procedimento de preenchimento de formulário;
- Pobre otimização da página;
- O custo inapropriado do produto oferecido;
- A qualidade do produto;
- A lentidão do processo que levou à conclusão da ação solicitada.
2.1.9. Número médio de page views por sessão
Se o senhor tiver um website com várias páginas, esse indicador lhe permitirá determinar as páginas mais populares de seu website. É calculado como a relação entre o número total de visitas por página e o número de visitantes
Este número pode diminuir se
- Seu site não está funcionando corretamente ou tem um tempo de carregamento elevado;
- Os visitantes não encontram as informações que estão procurando;
- O conteúdo não é original;
- Suas páginas estão mal construídas.
Os dados coletados por meio desse indicador permitirão ao senhor compreender seus usuários em termos de seu engajamento, ou em termos do que eles gostam sobre seu site.
Estando na comercialização, estou um pouco abaixo da média do setor
De acordo com o site littledatade acordo com littledata, as páginas vistas corretamente por sessão em que um site pode ser considerado como tendo um excelente desempenho nesse indicador é 4,4.
No entanto, o indicador não é realmente relevante para um site com apenas uma página.
O senhor pode, no entanto, assegurar que esse número seja alto e de boa qualidade, implementando várias ações. O senhor pode, entre outras coisas
- Criar um conteúdo original e de alta qualidade;
- Assegure-se de que o conteúdo seja otimizado para ser lido pelos visitantes.
2.2.10. A profundidade do pergaminho de seu site
O indicador de profundidade do rolo diz ao senhor como é visto o conteúdo que o senhor oferece
fonte Ronanhello
Graças aos dados desse indicador, o senhor pode saber se seu conteúdo é legível e se seus artigos são apreciados.
Graças aos dados que o senhor pode coletar com o indicador, o senhor pode saber que tipo de conteúdo precisa publicar para manter as pessoas voltando
Além disso, ao saber exatamente onde as pessoas estão parando em seu site, o senhor tem uma idéia de onde colocar seus botões de chamada para ação (CTA) para obter mais cliques.
A ferramenta Gerente do Google Tag a ferramenta permite que o senhor estabeleça parâmetros para acompanhar a profundidade de rolagem de suas páginas.
2.2.11. A autoridade do domínio do seu website
Quando falamos sobre a autoridade de domínio de um website, estamos nos referindo à força desse website. Esse indicador, criado por Moz, mede a força de seu site na internet numa escala de 1 a 100
Portanto, de acordo com essa escala, se seu website tiver uma pontuação próxima a 100, isso significa que ele será autoritário nos resultados da pesquisa do Google
É, portanto, importante para sua estratégia de SEO, pois permite aos motores de busca julgar o valor de seu website
A autoridade do seu domínio é calculada com base em vários parâmetros, entre os quais
- A qualidade do conteúdo que o senhor publica;
- O número e a qualidade dos links que apontam para seu website;
- A confiança de Moz que determina a qualidade dos sites que apontam para o senhor;
- A estrutura de seu site.
Por exemplo, se um site com uma boa pontuação no DA colocar links em seu conteúdo que redirecionem para seu site, isso contribuirá para aumentar sua própria pontuação e, portanto, provavelmente ganhará mais algumas posições no Google.
Para saber a pontuação de sua autoridade de domínio, o senhor pode usar a extensão Google Chrome de Mozbar
Isso permitirá que o senhor descubra sua pontuação e refine sua estratégia de otimização do mecanismo de busca. Apenas alguns sites atingiram a marca dos 100, como o YouTube.
No entanto, o senhor pode melhorar sua pontuação no Ministério Público, implementando algumas ações. Entre estes, o senhor pode se lembrar:
- Uma boa estratégia de criação de backlinks ;
- Um bom ligação interna ;
- Otimizar suas metadescrições e usar as etiquetas corretas;
- Criação de conteúdo de qualidade que agregue valor para os usuários;
- A eliminação de ligações desnecessárias;
- Certificar-se de que seu site tenha boa aparência tanto nos dispositivos móveis quanto nos desktops.
2.2.12. Retorno do investimento em SEO
O retorno do investimento é um indicador muito importante porque permite ao senhor determinar se os esforços das ações de SEO que o senhor colocou em prática deram frutos
Em outras palavras, com os dados desse indicador o senhor poderá fazer uma comparação entre o dinheiro gasto e os resultados obtidos. Se tiver um benefício, o senhor saberá que sua SEO é positiva
Por outro lado, se tiver um prejuízo, o senhor pode concluir que sua estratégia de SEO é negativa. Para calcular seu retorno sobre o investimento, a fórmula é a seguinte
No entanto, é preciso observar que o cálculo do ROI da SEO é uma operação puramente técnica, na verdade se baseia em vários dados entre os quais o senhor pode ter
- O número de visitas ;
- A taxa de conversão;
- O número de transações;
- O número de transações; O número de vendas.
2.2.13. Crescimento
O crescimento é um indicador chave do desempenho de sua estratégia de SEO. Refere-se à evolução de sua estratégia de SEO de um período para outro
Ela pode determinar por si mesma se sua estratégia é eficaz ou não, pois bastaria ver como os resultados de sua SEO evoluíram para dizer se estão indo em uma direção positiva ou não.
Esses são os KPIs mais importantes da SEO a serem considerados quando se estiver de olho no desempenho de seu website.
Capítulo 3: KPIs a considerar para sua estratégia de marketing na web
Neste capítulo, discutirei os vários indicadores-chave de desempenho que não são da OEA
3.1. KPIs para SEA – Publicidade nos motores de busca
Ao contrário da SEO, que é otimização gratuita para mecanismos de busca, SEA refere-se a técnicas de otimização pagas para mecanismos de busca
Abrange :
- Campanhas publicitárias e anúncios pagos;
- Compra de palavras-chave;
- A compra de vínculos comerciais.
Sua eficácia também pode ser medida através dos KPIs. Aqui está uma lista de KPIs que podem ajudá-lo a medir o desempenho de uma estratégia ATS:
- Custo por clique ;
- Taxa de click-through;
- Custo por conversão;
- Taxa de impressão;
- Qualidade do anúncio;
- Valor vitalício do cliente;
- Posicionamento de anúncios.
3.1.1. Custo por clique
O custo por clique permite ao senhor identificar o que um único clique lhe custou. É determinado pela relação entre o montante investido em uma campanha e o número total de cliques obtidos
Entre os principais prestadores desse serviço estão o Google Analytics e o Yahoo. O custo por clique depende principalmente da competição pela palavra-chave usada e do tipo de mecanismo de busca.
3.1.2. Taxa de click-through
O indicador da taxa de cliques refere-se à relação entre o número de cliques que um anúncio recebe e o número de vezes que esse anúncio é exibido
Por exemplo, se um anúncio online recebe 40 cliques quando já foi exibido 500 vezes, a taxa de cliques seria igual a :
(40/500) * 100 = 8 %
3.1.3. Custo por conversão (CPA)
Esse é o valor médio que o senhor é cobrado quando um usuário completa todas as etapas do processo e toma as medidas indicadas no anúncio
Ela pode ser calculada dividindo o custo total de uma conversão pelo número total de conversões.
3.1.4. A taxa de impressão
Esse KPI se refere ao número de vezes que um usuário viu seu anúncio, independentemente de clicar ou não sobre ele
A taxa de impressão é determinada por :
A relação de (o número de pessoas que interagiram com seus anúncios/sobre o número total de vezes que o anúncio foi exibido) * 100.
Por exemplo, para um anúncio que foi afixado 3000 vezes, se o senhor recebeu 100 interações, então a taxa de impressão será igual a : (100/3000) *100 = 3,33 %
Isso lhe dá uma idéia de como as pessoas interagem com seus anúncios. Isso também lhe dá uma idéia da força de seus concorrentes
Por exemplo, se o senhor tem uma taxa de impressão de 3% para um anúncio, isso significa que seus concorrentes têm os 97% restantes
3.1.5. A qualidade do anúncio
O nível de qualidade se refere às informações sobre a qualidade de seus anúncios. Ela é determinada com base no desempenho das palavras-chave que o senhor usa em seus anúncios. O nível de qualidade corresponde a uma pontuação entre 1 e 10 :
Fonte adalysis
Se o senhor conseguir uma pontuação entre 1 e 6, isso significa que seus anúncios não estão funcionando suficientemente bem e que o senhor está usando muito dinheiro para fazer propaganda.
Por outro lado, se sua pontuação está entre 7 e 10, então o Google lhe diz que seu desempenho é bom
Aqui estão alguns dos critérios que o Google usa para avaliar a qualidade de seus anúncios:
- O histórico de sua conta;
- Relevância da palavra-chave; – Dispositivos alvo
- Dispositivos alvo;
- Relevância da página de desembarque.
3.1.6. Valor de vida útil do cliente
Este é um indicador que permite ao senhor prever o lucro total que pode obter de um cliente
Baseia-se em dados tais como o vida média de um cliente e a evolução teórica do consumo
É preciso lembrar que esse é um indicador difícil de ser dominado e que os marqueteiros nem sempre o determinam da mesma maneira.
Por exemplo, alguns marqueteiros determinam o valor vitalício de seus clientes apenas olhando para o tempo em que o cliente permaneceu com eles.
3.1.7. Posicionamento de seus anúncios
Da mesma maneira que os resultados para SEO orgânicos são exibidos, o Google opera um ranking para anúncios de exibição.
Em geral, essa é uma exibição equilibrada para ambas as formas de otimização
No entanto, essa posição média pode ser calculada multiplicando-se o nível médio pelo custo máximo por impressão do anunciante.
3.2. KPIs para redes sociais
Além da otimização dos motores de busca, o senhor também pode otimizar sua companhia ou seu website a partir das redes sociais. Isso se chama SMO – Social Media Optimization (Otimização das Mídias Sociais).
Inclui tanto todas as ações que visam acrescentar as funcionalidades das redes sociais ao site quanto as ações de compartilhamento de conteúdo nas próprias redes sociais
Os KPIs que podem ajudar o senhor a monitorar uma estratégia SMO são, entre outros
- A taxa de crescimento dos assinantes;
- A audiência para o seu cargo;
- A taxa de Jaime;
- Taxa de engajamento;
- Taxa de conversão em redes sociais;
- O valor de um clique;
- Nota de satisfação do cliente (Csat);
- Pontuação líquida do promotor.
3.2.1. Taxa de crescimento dos assinantes
A taxa de crescimento dos subscritores é um indicador do KPI. Permite-lhe medir a evolução de sua audiência de um período para outro em plataformas sociais.
É determinada pela relação entre (o número de novos assinantes que o senhor obteve durante um período de tempo e o número total de assinantes que o senhor tem) * 100.
Se, por exemplo, durante o mês de julho o senhor conseguiu 1000 novos assinantes e seu número total de assinantes é de 10.000, sua taxa de crescimento durante o mês de julho é igual a : (1000/10000) * 100 = 10 %
3.2.2. A audiência do seu cargo
A audiência de seu cargo é o número total de pessoas que acompanharam seu posto. É um indicador que permite ao senhor determinar o alcance de seu cargo, identificando o número de pessoas que o leram desde que foi postado
Para medir a audiência do seu cargo, basta
- Selecione um cargo;
- Encontre o número de pessoas que o viram;
- Divida esse número pelo número total de assinantes que o senhor tem.
Por exemplo, se para um correio que o senhor publicou o senhor obtiver 200 visualizações enquanto seu número total de assinantes for de 9000, a audiência desse correio seria igual a : (200/9000) = 0.02 %
3.2.3. A taxa de “gostos
Identificar o número de pessoas que gostam de seus cargos nas redes sociais pode lhe dizer quantas pessoas aprovam o que o senhor compartilha. O senhor poderá então usar as informações de que dispõe para lhes oferecer um produto.
Para conhecer esse valor, em relação a uma publicação, o senhor deve primeiro identificar o cargo cuja taxa de gostos o senhor gostaria de conhecer
Em seguida, pegue o número total de pessoas de sua preferência e divida-o pelo número total de assinantes.
Por exemplo, para um de seus posts no Facebook, o senhor tem 100 pessoas de quem gosta, seus seguidores no Facebook são 9000. Para saber o número de pessoas de seu cargo, o senhor faria o seguinte: (100/9000) * 100.
Este mesmo procedimento pode ser usado para determinar a taxa de comentários, ações ou desaprovação
3.2.4. A taxa de noivado
O senhor pode avaliar a taxa de engajamento de suas publicações nas redes sociais.
Para determinar a taxa média de engajamento que o senhor tem nas redes sociais, escolha o cargo cujo valor de engajamento o senhor gostaria de conhecer
Fazer: (o número total de comentários, gostos e ações que o correio recebeu e dividido pelo número total de seguidores) * 100
3.2.5. Taxa de conversão em redes sociais
O senhor fez um post no qual convida seus assinantes a clicar em um link para realizar uma ação (assinatura de boletim informativo, por exemplo) e gostaria de saber a taxa de assinantes que realizaram essa ação. Nada poderia ser mais fácil. Basta dividir (o número de pessoas que executaram a ação que o senhor pede pelo número total de pessoas que clicaram no Botão CTA) * 100.
3.2.6. O valor de um clique
O princípio é o mesmo que para a publicidade paga. Também aqui, esse indicador lhe permitirá saber se seu investimento em publicidade em redes sociais é benéfico
Para determinar isso até :
- Escolha o anúncio no qual o senhor investiu uma certa quantia;
- Identificar o número de pessoas que clicaram neste anúncio;
- Divida o valor investido no seu anúncio pelo número total de cliques.
Por exemplo, se o anúncio tiver um valor de publicidade de 500 dólares, o senhor receberá 200 cliques. A taxa de conversão é igual a : 500/200 = 2,5
Seu valor por clique é, portanto, igual a 2,5, o que significa que cada clique lhe custou 2,5 dólares.
3.2.7. Índice de satisfação do cliente (CSat)
O princípio aqui é medir o grau de satisfação dos usuários da Internet que usaram seu produto ou acessaram seus serviços.
Para fazer isso, bastará, por exemplo, montar uma pesquisa na qual o senhor solicite que classifiquem seu produto em uma escala de 1 a 10. O senhor também pode pedir-lhes que escolham entre
- Muito satisfeito ;
- Satisfeito;
- Neutro;
- Não muito satisfeito;
- Nada satisfeito.
Para determinar o índice de satisfação, basta tomar o número total de pessoas que responderam com uma resposta positiva dividido pelo número total de pessoas que responderam e multiplicar por 100
Se o senhor conseguir uma pontuação de 80% significa que seu produto é muito satisfatório, mas se a pontuação for inferior a 50% significa que é preciso fazer melhorias no produto.
3.2.8. Pontuação líquida do promotor (NPS)
Este é um indicador que permite ao senhor medir a lealdade de seus clientes
Com base no mesmo princípio do indicador de satisfação do cliente, a pontuação líquida do Promotor permitirá ao senhor medir a propensão de seus clientes para recomendar seu produto ou serviço a outros.
Para determinar essa pontuação, basta tomar o número total de pessoas que responderam com uma resposta positiva dividido pelo número total de pessoas que responderam e multiplicar por 10
Portanto, se o senhor conseguir
- 0-6 (0-60%), os clientes não estão dispostos a vender seus produtos
- Uma pontuação entre 7-8 ou (70-80%) significa que você está lidando com clientes passivos
- Entre 9-10 ou (90-100%) clientes estão dispostos a promover seu produto.
3.3. KPIs para medir seu desempenho no YouTube
Aqui estão os KPIs que o senhor pode usar para medir o desempenho de seus vídeos no YouTube e aparecer na parte superior dos resultados da pesquisa. Esses KPIs são
- Tempo total de visualização;
- Quantidade de pontos de vista; e
- Capacidade de retenção;
- Os 5 vídeos mais vistos;
- A fonte do seu tráfego;
- Número de assinantes;
- Compromisso com os vídeos;
- Ranking de vídeos no YouTube ;
3.3.1. Tempo total de visualização
Esse KPI já lhe dá uma idéia de como seus assinantes estão satisfeitos.
O tempo total que seu vídeo foi visto no YouTube é um KPI importante porque com este indicador você pode :
- Identificar rapidamente novas tendências;
- Acompanhe a evolução de seu desempenho em vídeo;
- Compare o tempo médio de visualização de diferentes vídeos para identificar erros ou novas áreas a serem melhoradas;
- Encontre informações que o ajudarão a desenvolver as melhores práticas e otimizar seu vídeo de marketing.
3.3.2. Número de pontos de vista
O número de visualizações por vídeo KPI permitirá que o senhor veja os vídeos mais populares e apreciados
Mas pode acontecer que um vídeo que tem uma alta contagem de vistas obtenha um tempo de visualização baixo. Isso pode acontecer quando o senhor usa títulos ou imagens enganosas ou quando seus vídeos não atendem às expectativas de seus visitantes
A quantidade de pontos de vista e a duração da visão podem dar ao senhor uma impressão real de que seu conteúdo está indo bem no YouTube.
3.3.3. Capacidade de retenção
Esse indicador lhe dá informações sobre como os usuários estão aderindo bem a seus vídeos
O senhor pode acompanhar esse indicador observando de perto a história dos vídeos que publica para compreender o comportamento dos visitantes
- Quanto tempo eles costumam ficar nos vídeos;
- Quando fecham;
- Por que eles fecham;
A pesquisa de todas essas perguntas permitirá ao senhor encontrar maneiras mais eficazes de aumentar o tempo que seus assinantes do YouTube gastam em seus vídeos
3.3.4. Top 5 visualizações de vídeo
Este é o indicador que permitirá ao senhor analisar seu melhor desempenho em vídeo. Com efeito, a exibição de suas 5 principais visualizações em vídeo permitirá ao senhor coletar dados sobre o tipo de conteúdo com o qual tem mais sucesso.
Além disso, ao analisar todos esses vídeos, tenha em mente navegar por :
- A hora em que o vídeo foi postado;
- Dados demográficos.
Isso lhe dirá o tipo de audiência que responde mais e melhor à hora de publicar seu conteúdo.
3.3.5. A fonte do tráfego
Identificar e acompanhar como as pessoas encontram seu conteúdo no YouTube será uma ótima maneira de aumentar suas opiniões. Porque o senhor pode descobrir qual foi exatamente a busca ou o canal de mídia social que convenceu as pessoas a visitarem seu canal.No YouTube, seu conteúdo geralmente vem de :
- Busca no YouTube ;
- O YouTube sugeriu vídeos;
- Fontes externas;
- Tráfego direto;
- Páginas do canal YouTube;
- Filtros.
3.3.6. Número de assinantes
O indicador do número de assinantes mostrará ao senhor o número de assinantes que seguem regularmente seu canal.
Esse número total de assinantes pode ser exibido ou não. O senhor também poderá ver o número total de assinantes que ganhou ou perdeu.
O acompanhamento desse indicador permitirá ao senhor avaliar o desempenho de seus vídeos em relação ao número de assinantes que deseja ter durante um determinado período.
3.3.7. Compromisso em vídeo
Este indicador permite que o senhor saiba como os telespectadores reagem ao seu conteúdo. A análise das reações que seus vídeos atraem o ajudará a adaptar-se às necessidades de sua audiência
Os dados do YouTube que mostram ao senhor o tipo de compromisso recebido incluem:
- Gosta; Comentários
- Comentários; e
- Ações
Isso lhe mostra se as pessoas gostam de seu conteúdo e se o senhor está se dirigindo à audiência certa.
Isso ajudará o senhor a adaptar seu conteúdo para um maior envolvimento do usuário.
3.3.8. Classificação do vídeo
Como os motores de busca, o YouTube visa exibir os vídeos mais relevantes com base nas palavras digitadas na barra de busca. A relevância dos vídeos pode ser definida com base em certos critérios, incluindo
- A maioria dos vídeos vistos;
- Os vídeos menos vistos;
- O tempo gasto assistindo aos vídeos;
- Gosta e não gosta;
- Etc.
O acompanhamento de sua classificação na exibição dos resultados no YouTube pode, portanto, indicar o desempenho da otimização do vídeo do YouTube.
3.4. KPIs para medir o desempenho das vendas dos negócios
Os seguintes KPIs permitirão ao senhor medir o desempenho de vendas de um negócio.
- Aquisição de novos clientes;
- Volume de vendas por localidade;
- Tempo do ciclo de vendas.
3.4.1. Aquisição de novos clientes
O indicador de “aquisição de novos clientes” permite ao senhor analisar a eficácia das técnicas que utiliza para transformar os clientes potenciais em clientes.
Ao analisar de perto esse KPI, o senhor terá uma idéia de como os representantes da companhia estão conseguindo novos clientes.
Ela pode ser usada para determinar a taxa de conversão de sua estratégia
Por outro lado, se numa comparação da taxa de conversão com o número de leads o senhor obtiver um resultado inferior à meta que estabeleceu, isso pode significar que o senhor está fazendo um mau trabalho na implementação de sua estratégia.Da mesma maneira, se o senhor verificar que sua taxa de conversão cai após um certo número de aquisições, pode usar esse número como referência, para evitar que os representantes de sua companhia façam esforços desnecessários ou gastem ainda mais em publicidade.
3.4.2. Volume de vendas por local
Ao comparar o volume de vendas que o senhor faz em seus locais, seja uma transação física ou on-line, o senhor poderá coletar dados sobre como os produtos são comercializados em cada local
Isso permitirá que o senhor o faça:
- Determinar quais os produtos a serem priorizados para cada localidade;
- Considere a possibilidade de adaptar as vendas de produtos às realidades de cada localidade;
- Onde concentrar seus esforços na implementação de táticas de vendas promocionais para gerar mais vendas
3.4.3. A duração do ciclo de vendas
O tempo do ciclo de vendas é o tempo que o senhor levou para fazer uma venda satisfatória. A satisfação na venda é determinada pelo tempo após o qual o cliente reclamou após uma venda
Se esse tempo for baixo, diz-se que o senhor tem um tempo de ciclo de vendas ruim. Por outro lado, se o tempo de espera for longo, o senhor tem um tempo de ciclo de vendas satisfatório.
Esta é uma visão geral da maioria dos indicadores-chave de desempenho que o senhor pode colocar em prática para acompanhar seus esforços para aumentar o valor de seu website ou de seus negócios
Agora, aqui estão algumas ferramentas que o senhor pode usar para ter uma visão geral de todos esses KPIs.
Capítulo 4: Ferramentas para o monitoramento dos indicadores-chave de desempenho
Aqui o senhor encontrará descrições de diferentes ferramentas que lhe permitem não só rastrear os dados dos KPIs que define, mas também tomar providências para adequar esses KPIs aos objetivos que o senhor definiu.
4.1. Google Analytics
Google Analytics é uma ferramenta de análise estatística gratuita à disposição dos desenvolvedores da web
Ele vem na forma de um programa de software e permite que esses usuários rastreiem a maioria dos dados estatísticos de seus websites ou aplicações web.
É, de facto, uma ferramenta essencial para todos os criadores da web, pois permite-lhes concretamente:
- Tenha uma visão geral de sua estratégia digital;
- Seguir o comportamento dos usuários de seu site;
- Para saber para onde vão depois de deixar seu local;
- Estabeleça outros tipos de medidas.
Em outras palavras, essa ferramenta permite ao senhor acompanhar a viagem de seus visitantes e coletar um conjunto de dados que lhe permitirá tomar decisões úteis para melhorar sua estratégia e alcançar seus objetivos.
Para usar o Google Analytics, o senhor precisa começar por criação de uma conta. Criar uma conta não é um processo complicado. Se tiver um endereço de e-mail do Gmail, basta passar pelo seu navegador cromado e ir até o Google Analytics
Uma vez lá, o senhor precisa criar uma conta, seguindo esses três passos:
- Escolha o nome de sua conta
- O segundo passo será a escolha dos dados que o senhor deseja medir. Este pode ser um website, uma aplicação web e uma aplicação Android/iso
Uma vez escolhido o que o senhor deseja medir, a terceira e última etapa do processo de criação é estabelecer as informações proprietárias. Essa informação diz respeito a um website
- O nome do local ;
- A categoria do local;
- O fuso horário que o senhor deseja usar em seus relatórios
Agora o senhor só tem que aceitar os termos de uso e esperar que seu painel de controle do Google Analytics seja carregado
Para começar a ver os dados de seu próprio site, o senhor precisa criar uma propriedade. Em seguida, pressione a aba de informações de rastreamento e código de rastreamento
Uma vez obtido o código de rastreamento, o senhor precisará copiá-lo e inseri-lo em seu website.
Agora o senhor pode passar a estabelecer os dados de rastreamento e a coletar estatísticas sobre o desempenho de seu site.
Antes de explicarmos como montar a análise, é útil conhecer a estrutura de sua conta do Google Analytics.
O Google Analytics exibe quatro (4) separadores
A primeira tabulação é a página principal: mostra-lhe uma visão geral de alguns dos dados de seus sites
A segunda tabulação é a das personalizações:
Como o senhor compreende, é aqui que o senhor personaliza seus painéis de controle, bem como seus relatórios. O senhor tem até a opção de definir alertas por e-mail
A terceira tabulação é a dos relatórios. Aqui o senhor encontrará relatórios sobre :
- Tempo ;
- Público ;
- Aquisição
- Comportamento;
- E conversão.
Todos esses relatórios dão ao senhor informações sobre o que está acontecendo em seu site, desde o momento em que um visitante chega até a sua partida.
Finalmente, o senhor tem a guia da administração que lhe dá uma idéia da estrutura de sua conta.
Como o senhor verá, sua conta está bem organizada
Sob sua conta corrente, o senhor tem pelo menos um imóvel e cada imóvel tem uma ou mais vistas:
- A conta permite ao senhor administrar os usuários
- O imóvel usa uma identificação única e permite ao senhor conectar sua conta a um site ou a outras aplicações;
- Os pontos de vista representam os dados que o senhor coleta: eles podem ser configurados através de filtros. É aqui que o senhor estabeleceu seus KPIs para obter informações sobre o desempenho ou não de sua estratégia de SEO.
O Google permite a coleta de informações sobre vários KPIs, por exemplo
- A taxa de conversão ;
- A fonte do seu tráfego;
- O tempo de carregamento das páginas do site;
- Tempo médio gasto por um usuário em seu site;
- O número de saídas;
- As páginas de saída, a taxa de retorno, os termos de busca em seu site;
- Etc.
O senhor também tem a possibilidade de estabelecer seus próprios indicadores de KPI. Para fazer isso, basta clicar na guia de personalização e escolher relatórios personalizados
Quando a página for exibida, clique em novo relatório personalizado e configure as informações relativas
- O título do relatório ;
- O conteúdo do relatório;
- Dimensões
- Filtros
- Vistas;
- Então, economize.
4.2Console de Busca do Google
Esta é uma ferramenta gratuita que lhe permite, entre outras coisas
- Conhecer a frequência da exploração de um website ;
- Ter a lista das páginas que compõem os links que apontam para o seu site
- Para conhecer as palavras-chave de busca que mostram um link para seu site
- Para ver as visitas do site pelos robôs do Google;
- Para validar seu SITEMAP.
Para trabalhar com Console de Busca do Google, o senhor só tem que ir ao site do Google Search Console.
E se conectar com seu endereço no Google, então o senhor acrescenta seu site e procede à verificação de identidade a partir de seu site.
No nível de Console de Busca do Googleo senhor encontrará também as palavras-chave para as quais seu site é exibido nos resultados das buscas, bem como o número de cliques.
O senhor também pode ver quais páginas aparecem nos resultados da pesquisa e quais usuários vão para lá.
Através do Console de Busca do Google, o senhor tem acesso a uma série de recursos, incluindo
- Remoção de conteúdo obsoleto do índice;
- Mudança de endereço;
- Cobertura do índice;
- Inspeção do URL
- E assim por diante.
O senhor também tem acesso a vários relatórios, tais como ;
- O relatório de indexação ;
- O relatório de síntese ;
- O relatório de desempenho ;
- O link informa.
Console de Busca do Google permite que o senhor recolha informações sobre o :
- Mapa do site ;
- Backlinks ;
- Tráfego orgânico;
- Taxa de click-through;
- Links internos;
- Sua posição nos resultados das buscas
- Etc.
Com o Controle de Busca, o senhor pode otimizar seu site e abordar essas questões de indexação.
4.3. SEMrush
Esta é uma ferramenta que ajuda o senhor a melhorar o tráfego para seu website. A SEMrush oferece ao senhor 7 ferramentas para analisar sua estratégia de SEO e coletar informações sobre indicadores-chave de desempenho
Estes são
4.3.1. Auditoria do local
Semrush a Semrush Site Audit fornece ao senhor várias informações úteis sobre a saúde de seu website:
fonte semrush
Para fazer um a auditoria de seu siteo senhor deve primeiro configurar os parâmetros, preenchendo vários elementos, os mais essenciais dos quais são :
- O nome de domínio de seu site ;
- As páginas a serem auditadas
- Os URLs a usar
- As URLs a serem usadas, etc.
Uma vez concluída a análise de seu site, o senhor poderá ler os diferentes resultados em sua tela
Eles consistem em :
- O resultado geral de saúde do site, que dá uma idéia do número de problemas;
- O número de páginas escaneadas e quantas delas são saudáveis, quebradas, anormais, redirecionadas ou bloqueadas;
- Curvas de evolução de erros para ver se as últimas atualizações melhoraram ou pioraram a saúde do site;
- Pontuações temáticas sobre usabilidade, protocolo HTTP, multilingüismo, tempo de carga e malha interna;
- Uma lista dos três principais problemas detectados, que são os mais graves (ou que mais impactam as páginas).
A análise SEO assim realizada permitirá ao senhor detectar os erros que afetam o referenciamento de seu site, bem como vários avisos técnicos.
Além de sua análise, que o senhor encontrará na auditoria de seu site, o senhor tem também as guias :
- Páginas exploradas durante a auditoria: Aqui o senhor pode ver todas as páginas cobertas pela auditoria realizada no site;
- Estatísticas: Aqui a SEMrush lhe dá vários dados classificados por temas. Aqui o senhor encontrará estatísticas relativas a marcação, profundidade de rastejamento, mapa do site e links;
- Uma comparação dos rastejamentos de seu website
4.3.1. Rastreamento de posicionamento
Aqui, a SEMrush permite que o senhor acompanhe com precisão o posicionamento de seu website ou de seus clientes em certas palavras-chave
Fonte SEMrush
O senhor poderá ver quais concorrentes estão se posicionando sobre as mesmas expressões que o senhor e as características dos resultados que o Google apresenta para essas palavras-chave:
- Google Maps
- Publicidade
- Posição zero ;
- Revisões
- Vídeos
- Etc
Nesta ferramenta, o senhor encontrará :
- A curva de visibilidade
- A curva de tráfego estimada
- A curva da posição média
- As curvas de evolução do número de palavras-chave:
- O histograma da distribuição de palavras-chave :
- As 5 melhores palavras-chave e sua posição no índice do Google :
- As palavras-chave com a melhor evolução ao longo de um período escolhido
- As palavras-chave com a pior evolução durante o mesmo período :
- O posicionamento dos melhores concorrentes em uma lista de palavras-chave, bem como sua visibilidade e evolução ao longo de um período :
- As funcionalidades dos resultados do Google que são exibidos em seu site:
- A distribuição de palavras-chave de acordo com as páginas de seu site:
No nível de rastreamento de posição, o senhor tem uma visão geral que lhe mostra
- As funcionalidades dos resultados do Google que são exibidos para a consulta que o senhor lançou;
- A posição de seu lugar em uma data selecionada;
- A diferença de posição de seu site em relação à data de início selecionada;
- A página do site que ocupa uma palavra-chave;
- O CPC (custo por clique) de uma frase no Google Ads;
- O número médio de vezes que uma consulta foi pesquisada em um mês.
4.3.2. Na página SEO CHECKER
Essa característica da SEMrush lhe oferece algumas dicas para melhorar suas páginas com base em uma palavra-chave específica.
Fonte semrush
O uso da ferramenta requer alguma configuração, mas uma vez feita essa configuração e iniciada a busca, o senhor tem: uma primeira aba chamada “Total ideas” (Idéias totais) que exibe idéias por tema:
- Estratégia ;
- Backlinks ;
- Técnica SEO ;
- Experiência do usuário (UX);
- Serp Features Ideias ;
- Semântica ;
- Conteúdo.
A segunda tabulação lhe dá idéias de otimização
- As diferentes páginas e as palavras-chave configuradas;
- O volume de busca para cada palavra-chave;
- A escala de prioridade entre 1 e 3 para cada página
4.3.3. Backlink
A SEMrush oferece ao senhor o essencial para administrar todos os links de seu website:
Fonte culto da web
O senhor tem de preencher
- O nome da marca ;
- A categoria de domínio ;
- Países-alvo ;
- Parâmetros pré-operacionais;
- Integrações.
Em seguida, lançar a auditoria do site e esperar que a análise seja concluída. Uma vez concluída, o senhor poderá ver os diversos resultados da análise que lhe mostrará, entre outras coisas
- O grau de toxicidade de seu site;
- Os domínios que enviam tráfego ao seu site;
- O número de backlinks analisados (backlinks examinados, backlinks que o senhor deve remover, backlinks brancos e backlinks para não admitir);
- Um gráfico da toxicidade dos domínios do seu site;
- Atalho nos botões para remover e não admitir suas ligações tóxicas de fundo;
- Ancorar bons e maus elos.
Pesquisa temática e revisão da aliança na web
A pesquisa temática da SEMrush permite que o senhor encontre idéias de conteúdo para escrever com base na análise dos resultados de seus concorrentes
Isso lhe dá :
- Manchetes ;
- Perguntas;
- Palavras-chave relacionadas.
A opinião da web alliance funciona da mesma maneira que a pesquisa temática, mas se baseia nas informações fornecidas pela análise das consultas dos usuários da Internet.
A SEMRush também oferece outras características de SEO, tais como modelo de conteúdo SEO e assistente de redação SEO que se destinam a tornar seu conteúdo SEO amigável.
4.4. A ferramenta Ahrefs
Ahrefs é uma ferramenta líder de SEO que lhe permite
- Analise suas ligações em atraso;
- Auditar seu website;
- Construir links ; Procurar por palavras-chave
- Procure por palavras-chave;
- Obtenha idéias de conteúdo;
- Analisar a concorrência de seu website.
Para usar Ahrefs, o senhor deve primeiro criar sua conta e pagar a taxa de inscrição ou fazer o julgamento de uma semana por 7 dólares.
fonte : Ahrefs
O senhor poderá então criar sua conta, associar seu site e usar as diferentes características para melhorar seu site.
Por exemplo, o rastreamento do site permitirá que o senhor procure e apague links de entrada ruins ou suspeitos
O senhor também poderá analisar os textos-âncora para otimizar os links e colocá-los melhor. A ferramenta “site explorer” lhe dá acesso a dois relatórios que lhe darão uma idéia do conteúdo que o senhor pode criar.
O instrumento de pesquisa de palavras-chave permite ao senhor encontrar todo o tráfego que pode vir de uma palavra-chave. Esta ferramenta lhe mostra vários elementos como, por exemplo
- O nível de dificuldade ;
- O volume das buscas
- O número de cliques
- O custo por clique;
- O número médio de buscas da palavra-chave
- As variantes de melhor desempenho da palavra-chave analisada.
Tudo isso lhe dará uma idéia do conteúdo que o senhor pode criar para um maior impacto
Com toda essa funcionalidade, o senhor pode estar certo de criar um conteúdo de qualidade que seu público alvo apreciará.
Mas, além disso, o senhor também pode acompanhar o desempenho de seu site e obter idéias para melhorias.
Essas são as ferramentas que são importantes para usar ao estabelecer os KPIs para sua estratégia de SEO.
Capítulo 5: Melhores práticas para melhorar seu desempenho em SEO
Aqui lhe dou algumas melhores práticas para melhor administrar a otimização do seu site:
5.1. Dar preferência ao conteúdo longo
Um conteúdo longo é aquele que atinge ou excede cerca de 2000 palavras. No entanto, a extensão também pode ser determinada pelo tipo de conteúdo a ser publicado
De fato, ao contrário do que o senhor poderia imaginar, o conteúdo de forma longa tem várias vantagens
Eles não só interessam aos leitores, mas também são recompensados pelos motores de busca
Isto é particularmente comprovado pela técnica de ultrapassagem da proposta o que faz um retorno positivo com a adoção de um conteúdo de forma longa. Esses tipos de conteúdo atuam no site aumentando, por exemplo
- O tempo médio gasto em um local
- Ranking nas SERPs;
- Etc.
5.2. Aumentar a velocidade de carregamento de seu site
A velocidade de carregamento é um critério muito importante para medir seu desempenho em matéria de SEO
De fato, uma boa velocidade de carregamento é necessária porque é a primeira impressão que qualquer usuário que chegue a seu site recebe.
É um sinal de uma boa experiência de uso. Portanto, o senhor precisa conhecer a velocidade de carregamento de seu site a fim de otimizá-lo
5.3. Defina corretamente sua meta tag
Ainda chamada meta descrição de dados, a meta tag é uma tag HTML encontrada no início da página HTML
Essa etiqueta fornece informações sobre a página para os navegadores e motores de busca. É importante na sua estratégia de SEO, pois permite que o senhor gere tráfego
fonte : slideshare
De fato, se estiver bem escrito, ele informa o mecanismo de busca e os usuários da Internet sobre o conteúdo de uma página da web, de modo que eles encorajam os usuários da Internet a clicar em um link
Para escrever bem uma meta tag, é importante que o senhor saiba que :
- Esta etiqueta não deve ultrapassar 160 caracteres;
- É melhor escrever frases como uma meta descrição do que escolher palavras ou expressões;
- É importante diversificar suas metadescrições para cada uma de suas diferentes páginas.
5.5. Faça uma boa ligação interna.
Links internos conectam duas páginas do mesmo site. Elas são colocadas em conteúdos localizados em seu site e permitem ao senhor redirecionar usuários para outros conteúdos ou páginas também localizadas no mesmo site.
Esses links facilitam a navegação entre as diferentes páginas de um website.
Em termos de referências, elas podem ser muito úteis, pois facilitam, entre outras coisas
- A exploração de seu site pelos motores de busca;
- A redução de sua taxa de recuo;
- A partilha de popularidade entre uma página mais visitada e uma página menos visitada.
Usados judiciosa e moderadamente, os vínculos internos podem afetar o desempenho da SEO de várias maneiras.
Por essas diferentes razões, o senhor deve estruturar corretamente seus links internos com conteúdo rico e de qualidade que seja apreciado pelos usuários da Internet
A criação do conteúdo permitirá ao senhor organizar seu site por categoria e por tema. Desta maneira, o senhor poderá classificar seus artigos ou vídeos mais tarde.
Além disso, o senhor deve inserir seu link nas partes mais interessantes do texto, ancorando-o em uma palavra ou expressão relevante.
Por exemplo, se a palavra-chave da página de desembarque for: “SEO”, o senhor pode ancorar seu link a essa palavra colocada no conteúdo que criou ou optar por ancorá-la a uma variante dessa palavra, como: “Referência orgânica”
5.6. Evitar erros de rastejamento
Como o senhor poderia esperar, a inacessibilidade de seu website seria um obstáculo à sua SEO. Mesmo que o senhor tenha uma estratégia melhor de SEO e em algum momento seu site não esteja mais acessível aos motores de busca ou usuários da rede, o senhor poderia perder muito.
fonte : searcheengineroundtable
É importante, portanto, tomar medidas para evitar que isso aconteça
Há várias causas de erros de rastejamento em seu site, incluindo
- Problemas no servidor;
- 404 erros;
- URLs mal povoadas;
- Meta tags mal otimizadas;
- Conteúdo duplicado;
- Má indexação;
- Um local que é lento de carregar.
Em todo caso, o senhor deve certificar-se de que as informações coletadas nesse nível sejam sempre positivas e, se notar a mínima advertência, deve remediar a situação.
Em resumo
Os indicadores-chave de desempenho permitem ao senhor monitorar o cumprimento dos objetivos que fixou. Há muitos tipos diferentes de KPIs, portanto o senhor certamente encontrará aqueles de que precisa para monitorar a realização de seus diferentes objetivos.
Neste artigo, o senhor teve a oportunidade de descobrir a maioria desses indicadores-chave de desempenho que dizem respeito ao mundo da comercialização
Além disso, saiba exatamente quais ferramentas usar para medir facilmente seu desempenho.
Se houver algum KPI ou ferramentas que eu não tenha mencionado, não hesite em compartilhá-las conosco.
Até breve!